agosto 2016

Propedêutica de direito processual: da ação, da jurisdição e do processo

Cuidaremos de demonstrar os institutos da Ação, da Jurisdição e do Processo, todavia sem o objetivo de esgotar-se o tema. O artigo possui uma abordagem de caráter inicial quanto ao Direito Processual, propondo menos uma dissertação rigorosamente inovadora do que um esclarecimento eclético aos leitores. Palavras-chave: Direito, Propedêutica de Ciência Processual, Ação, Jurisdição, Processo. Introdução …

Propedêutica de direito processual: da ação, da jurisdição e do processo Leia mais »

Fundamentos e aspectos relevantes: dos atos, dos fatos e dos negócios jurídicos

O presente artigo aborda os fundamentos e esclarece aspectos relevantes, de modo simples e geral, a fim de permitir uma compreensão eclética e inicial sobre o ato, o fato e o negócio jurídicos. Palavras-chave: Personalidade, Direito, Direitos e Obrigações, Consequências. Introdução A regra geral que justifique uma sociedade é a relação entre as pessoas, sendo …

Fundamentos e aspectos relevantes: dos atos, dos fatos e dos negócios jurídicos Leia mais »

Vaiar é um direito do indivíduo?

Durante ou após as competições dos jogos olímpicos presenciamos torcedores vaiarem atletas e seleções de diversos países nos estádios. No âmbito do presente artigo pretendemos analisar os aspectos legais que envolvem esse comportamento. O Comitê Olímpico Internacional (COI) classificou como “inaceitáveis” as vaias dirigidas ao francês Renaud Lavillenie na cerimônia de premiação do salto com …

Vaiar é um direito do indivíduo? Leia mais »

Como fica a carência após a medida provisória 739/2016? [INSS]

Carência x medida provisória 739/2016 Sabia que a medida provisória 739, publicada em 07/07/2016, alterou um aspecto importantíssimo sobre a carência no RGPS (Regime Geral de Previdência Social)? Mas antes, se você ainda não sabe exatamente o que é carência, recomendo a leitura prévia do meu artigo “O que é carência no Direito Previdenciário? [INSS]”. …

Como fica a carência após a medida provisória 739/2016? [INSS] Leia mais »

Entregar a direção de veículo para pessoa não habilitada. Só “entregar” já é crime? Perigo abstrato presumido?

LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista e presidente do Instituto Avante Brasil. FLÁVIO DAHER, Delegado da Política Federal e Mestre em Direito pela Universidade de Franca (Unifran). Aos amigos simpatizantes do direito penal. Nós seguimos a doutrina de que não existe crime sem afetação real do bem jurídico protegido pela norma penal. Não basta realizar a conduta …

Entregar a direção de veículo para pessoa não habilitada. Só “entregar” já é crime? Perigo abstrato presumido? Leia mais »

Scroll to Top